Gelado de galão

em quarta-feira, 27 de julho de 2016


receita gelado de cafe




receita gelado de cafe






A sorveteira cá de casa não tem tido folga. Trabalha quase tanto como eu e está condenada desde que se deu inicio à época dos gelados, a viver na arca congeladora.
Este gelado que vou publicar hoje foi feito duas vezes em poucos dias. Já sabem que sou amante de café, por isso não resisto a um bom gelado de café.
Este gelado sabe aqueles galões de antigamente. Uma perdição.
A receita é da Rita Nascimento do Dolce Rita, aqui podem encontrar o canal  youtube dela.
O livro é a Vida Secreta dos Gelados Caseiros. Um livro cheio de instruções, escrito com bastante humor.

A primeira vez que fiz o gelado foi comido assim que saiu da sorveteira. A textura era de tal ordem gulosa, que foi servido assim e adorámos. Nem cheguei a saber quanto é que rendia, pois só foi congelada uma parte.
Fotografar gelados num dia de calor é uma verdadeira odisseia.



Receita (rende 600 g)


200 ml de leite gordo (usei meio gordo)
200 ml de natas para bater
40 g de leite em pó
100 g de açúcar
10 g de café expresso solúvel (usei 25 g)

Num tacho leve todos os ingredientes a lume médio. Vá mexendo até o creme estar prestes a ferver, mas não deixe ferver. Se usar um termómetro deve atingir os 80 º.
Assim que atingir esse ponto, desligue o lume e passe o creme por um passador de rede, deixe arrefecer e reserve no frigorífico até estar bem gelada.
Coloque na sorveteira e siga as instruções da sua máquina. Estará pronto quando a mistura tiver crescido e tiver um aspecto pastoso.
O meu ficou com a textura certa passados 35 minutos.
Leve ao congelador num recipiente tapado.
Retire-o do congelador para o frigorífico cerca de 10 minutos antes de servir.


Se não tiver sorveteira depois do creme bem gelado, bata-o bem com uma vara de arames ou com a batedeira, até que aumente de volume. Leve-o ao congelador num recipiente tapado e nas primeiras 3 horas de congelação de meia em meia hora mexa-o bem com um garfo para evitar que crie cristais de gelo.
Retire do congelador para o frigorífico cerca de 10 minutos antes de servir.

Delicie-se e delicie quem estiver ao seu lado.

gelado de cafe receita


Nota: A primeira que fiz este gelado, fiz com a quantidade indicada na receita, desta vez aumentei a quantidade, fica bom de uma maneira ou de outra. Por isso vão ver fotos com o gelado mais claro e outras mais escuro. Se for para ser consumido por crianças use uma mistura de café.
Os dias têm estado muito quentes por isso fiz um truque para que a mistura do gelado ficasse no ponto.
Depois da mistura bem fria, foi feita no dia anterior, coloquei-a na sorveteira (congelada, claro), voltei a pôr tudo no congelador durante 30 minutos. Passado esse tempo liguei a sorveteira e a mistura ficou fantástica.
Umas das dicas da Rita para saber quando o creme está no ponto é, vá mexendo a mistura com colher de pau, passado algum tempo de estar ao lume, passe a ponta de um dedo pelas costas da colher de pau, se fizer uma estrada, está no ponto. Retire do lume.


gelado de cafe


receita gelado de galao


gelado de galao receita


gelado de cafe receita


gelado de galao


gelado de cafe


receita de gelado de café



Topo