Bolachas sem glúten de canela e doce de castanhas

em sábado, 3 de dezembro de 2016






O blog começa hoje com as sugestões de Natal.
Em cada Natal que se aproxima acho que o espírito de partilha dá cada vez mais lugar ao espírito consumista. O que quanto a mim é uma pena. Há coisas tão simples que se podem fazer em casa com ingredientes da época, que por isso são mais acessíveis às nossas bolsas e além disso, com todo o seu sabor.

Quem é que não gosta de receber um presente caseiro???
Quem tem crianças pequenas em casa pode passar uma tarde chuvosa bem divertida a preparar pequenos mimos para os avós, tios, padrinhos, amigos... Esse presente vai ter uma felicidade dupla.
A felicidade da criança dizer fui eu que fiz e a felicidade de quem recebe.
Estas fui eu que fiz sozinha, mas já a imaginar daqui a dois anos as mãos da minha neta cheias de farinha a ajudar-me. Há coisas que não têm preço e por isso são tão ricas.

Estas bolachas são sem glúten a pensar em todos aqueles que são intolerantes ou alérgicos.


Ingredientes: (rendeu 20 pares de bolachas)

60 g de manteiga à temperatura ambiente
100 g de açúcar
1 ovo médio
1 colher -chá- de canela em pó
200 g de farinha de arroz

200 g (+-) de doce de castanhas podem encontrar a receita aqui
açúcar em pó sem glúten

Numa taça ou no robot de cozinha deite o açúcar e a manteiga cortada em pequenos pedaços. Amasse até os dois ingredientes estarem bem ligados. Adicione o ovo e continue a amassar. Junte a farinha e a canela  peneiradas. Trabalhe a massa até estar tudo bem ligado e não colar às mãos. Faça uma bola, envolva em película aderente e deixe descansar 15 minutos. Se a cozinha estiver muito quente, deixe descansar no frigorífico.

Forre dois tabuleiros com papel vegetal e reserve.
Pré aqueça o forno a 180º

Estenda a massa com o rolo da massa na bancada entre duas folhas de papel vegetal, ou com a bancada enfarinhada.
Com cortadores de massa faça as bases e o mesmo número de topos das bolachas. Nos topos use um cortador mais pequeno e faça buracos.
Leve as bolachas a cozer nos tabuleiros forrados com o papel vegetal durante 8 minutos, ou até as pontas começarem a alourar.
Retire o tabuleiro do forno. Aguarde 3 ou 4 minutos. Com cuidado retire-as do tabuleiro e deixe-as arrefecer completamente numa rede ou grelha.
Quando acabarem de cozer ainda vão estar moles, depois de frias ficam com a consistência perfeita.
Depois de frias espalhe o doce nas bases, coloque no prato de servir.
Ainda na grelha peneire o açúcar em pó sobre os topos das bolachas e coloque estes sobre o recheio.
Sirva e delicie-se.



Notas: Pode substituir a farinha de arroz por outra farinha qualquer com ou sem glúten. Pode usar a farinha de trigo normal, amêndoa, avelã...
Se não aprecia canela aromatize a massa com baunilha, chocolate em pó, alfazema, raspa de limão, gengibre, erva doce... escolha a especiaria ou sabor que mais lhe agradar.
Para rechear pode usar chocolate, uma compota de qualquer sabor. Se as fizer com chocolate vão ficar fantásticas recheadas com manteiga de amendoim. Depende dos seus gostos.
















Topo