Pão com chouriço

em domingo, 27 de março de 2022

 

receita de pao com chourico


receita de pao com chourico


receita de pao com chourico

Penso que já escrevi aqui várias vezes, que o cheirinho do pão a cozer no forno transporta-me para a minha infância. Que maravilha. Que sensação de conforto. Sinto-me embalada nos braços da minha avó Rosa e da minha tia Emília. Que nostalgia. Que saudades. 
Recordo-me quando faziam brindeiras com sardinhas ou torresmos para os crescidos e para os pequenos com azeite e açúcar amarelo. Que saudades de sentir aquele sabor.
Tive mulheres na minha infância que me ensinaram tudo. 
Ainda não se falava no desperdício zero e já fazia parte dos ensinamentos delas. Tudo era aproveitado. Se havia sobras eram transformadas em pastéis, pataniscas, roupa velha ou empadão. 
Ensinaram-me a semear batatas, feijão, milho, ervilhas, favas... ensinaram-me a regar e cuidar das sementeiras. Ensinaram-me a fazer a colheita. Ensinaram-me a guardar os produtos para que durassem até a próxima colheita.
Ensinaram-me a tratar e cuidar da fruta colhida.
Ensinaram-me a tirar água de um poço com um balde para as regas e para os animais.
Ensinaram-me a tratar, cuidar e respeitar os animais.
Ensinaram-me a ir buscar lenha ao pinhal, cortar e empilhar para guardar. Ensinaram-me a cozinhar numa fornalha e num forno de lenha. Ensinaram-me a arear as panelas mascarradas pelo lume.
Ensinaram-me a fazer salmouras para preservar a carne numa arca de madeira.
Ensinaram-me a tricotar, a fazer crochet e a bordar.
Ensinaram-me a costurar, e tentaram durante anos, mas desistiram. É das tarefas em que ainda hoje sou uma nulidade.
A minha mãe contava que quando o meu cordão umbilical caiu, a minha tia e a minha avó disseram para ela guardar o cordão embrulhado em papel na caixa de costura, para eu ser habilidosa. Tanta vez  elas disseram que os ratos deviam de ter roubado o cordão, porque a minha habilidade para coser com uma agulha não era nenhuma.
Preparam-me para saber viver quase sem nada. Na época não entendia porque tinha de aprender. Hoje estou-lhes muito grata e lamento não ter sabido ou podido passar alguns destes ensinamentos à minha filha.

A receita deste pão com chouriço foi adaptada da Be Nice, Make a cake .

Ingredientes:
225 g de farinha de trigo sem fermento
1 colher-sobremesa- de fermento seco de padeiro
1 colher- café- de sal
1 colher-sopa- de azeite
1 colher-sobremesa de açúcar
160 ml de água morna (+ ou -)
farinha qb para polvilhar

Recheio 
18 fatias de chourição
4 fatias queijo cheddar
oregãos secos


Amorne a água.
Coloque na taça da batedeira, ou numa tigela a farinha. Num lado coloque o fermento, do outro lado coloque o sal, o azeite e o açúcar. Ligue a batedeira usando o gancho de amassar e vá juntando a água a pouco e pouco. Deixe amassar 5 minutos. Interrompendo a meio, para com a ajuda de uma espátula raspar a massa que possa ter colado à taça. A massa deve ficar colada ao gancho e não há taça. Só assim ficará elástica e fácil de trabalhar.
Tape a taça e deixe levedar em local abrigado de correntes de ar 1 hora, ou até a massa ter duplicado de volume.
Deite a massa numa superfície polvilhada com farinha e com as mão estique até fazer um retângulo.
Preencha o retângulo com o chourição, no meio coloque o queijo. Polvilhe com os oregãos. Enrole, pressione as pontas para que fiquem bem fechadas. Vire para que o fecho da massa fique para baixo. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha.
Polvilhe o pão com farinha, tape com um pano de cozinha e deixe repousar 15 minutos. Nesse tempo pré aqueça o forno a 200º.
Com uma faca de serrilha dê uns cortes no pão e leve a cozer no forno a 200º durante 18 a 25 minutos.
Nos últimos minutos de cozedura ligue a ventilação do forno para que fique dourado.
Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha.
Deixe arrefecer um pouco. 
Sirva com um bom café num lanche, ou com uma sopa num jantar de sofá, ou ainda como entrada.

receita de pao com chourico


receita de pao com chourico



receita de pao com chourico


Notas: O tempo de cozedura é de 20 a 25 minutos segundo a autora da receita. No meu forno passados 18 minutos estava cozido. Por isso vá vigiando e acerte o tempo consoante o seu forno.
A receita original leva 200 g de farinha de trigo e 25 g de centeio. Como não tinha de centeio usei a de trigo.
Acrescente a água a pouco e pouco, não tive necessidade de usar a água toda.
Não tive qualquer problema em esticar a massa, mas na receita original há uma nota em que aconselha se a massa encolher quando a tenta esticar, deixe-a repousar 5 minutos e depois volte a tentar.

receita de pao com chourico


receita de pao com chourico


receita de pao com chourico


receita de pao com chourico


receita de pao com chourico












Topo