Receita antiga de pão de ló

em segunda-feira, 13 de janeiro de 2020


receita antiga de pao de lo


receita antiga de pao de lo


receita antiga de pao de lo




Esta é uma receita de afectos e recordações.
Foi o primeiro bolo que fiz. Ainda hoje uso esta receita para tortas e algumas vezes para fazer bolos recheados. Curiosamente, talvez por ser uma receita tão, mas tão simples nunca a publiquei. Chegou a altura de o fazer porque merece fazer parte do blog.
Eu devia de ter uns 8 ou 9 anos quando fiz este bolo pela primeira vez. Foi cozido em forno de lenha com a ajuda da minha avó e as claras foram batidas em castelo com um garfo.
A receita foi-me dada por uma senhora que foi morar para perto de mim. Era uma pessoa que adorava fazer jantares de família e uma doceira de mão cheia. Não sabia ler nem escrever, as medidas eram as colheres de sopa, ou copos. Com ela aprendi a fazer o pudim mandarin, não como é indicado na embalagem, mas sim à maneira dela. Tenho uma filha apaixonada por este pudim, e ainda hoje quando o faço é como ela me ensinou.
Também ela cozia o pão de ló no forno de lenha onde cozia o pão, quando achava que o bolo estava a ficar muito corado tapava-o com uma folha de couve, e o bolo saía na perfeição.
Claro que hoje não bato as claras com um garfo, nem cozo o bolo no forno do pão, muito menos uso uma folha de couve para o tapar, mas posso jurar-vos que a cozinha fica com um cheiro a bolo caseiro e as memórias transportam-me para a minha infância.
Partilhar receitas é isto, carinho e dedicação dados em cada fatia.
Neste sábado tinha de passar a ferro, coisa que detesto fazer, pensei em fazer um bolo para que quando acabasse pudéssemos lanchar, pensei neste pão de ló e lá fui para a cozinha. Simples, muito simples, só precisa de ovos, açúcar, farinha e uma colher se sopa. Não acredita? Veja a receita.

Ingredientes

5 ovos
2 colheres -sopa- de açúcar por cada ovo
1 colher -sopa-de farinha com fermento por cada ovo

Unte e polvilhe uma forma de chaminé.
Pré aqueça o forno a 180º

Separe as claras das gemas.
Bata as gemas com o açúcar até duplicarem de volume e obter um gemada esbranquiçada.
Adicione um terço da farinha e envolva delicadamente com uma espátula. Repita até ter esgotado a farinha. Por fim junte a pouco e pouco as claras batidas em castelo envolvendo bem de baixo para cima, sem bater.
Deite a massa na forma, bata com a forma numa mesa ou bancada, para que se desfaçam as bolas de ar e leve a cozer no forno 30 minutos, passado esse tempo verifique a cozedura. Se achar necessário deixe cozer mais uns minutos.
Depois de cozido desligue o forno e aguarde uns 5 minutos ante de o tirar do forno.


receita antiga de pao de lo


Desenforme para uma rede ou grelha, deixe arrefecer, corte em fatias e delicie-se com o sabor da simplicidade.

receita antiga de pao de lo


Notas: Não deixe o bolo secar demasiado, se achar que está a ficar muito dourado, tape com uma folha de papel vegetal.
Pode servir o bolo recheado com uma compota, por exemplo de morango, com ganache de chocolate ou creme de chocolate e avelãs, qualquer um combina muito bem.

receita antiga de pao de lo


receita antiga de pao de lo


receita antiga de pao de lo


pao de lo


receita antiga de pao de lo





Topo