Bolo sem açúcar de chocolate

em segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate


Depois de quase um mês de ausência estou de volta.
Confesso que cada vez mais sinto necessidade de estar afastada do mundo virtual. Por vezes cansa-me tanta perfeição, tanto "amor", ou tanta violência e desgraça.
Sou um bocado bicho do mato. Todos nós somos o reflexo da nossa educação e infância. Podemos refinar e ajustar algumas características, mas a essência vem do local e dos valores que nos passaram nos nossos primeiros anos de vida.
Como já escrevi por aqui, nasci e fui criada numa aldeia, onde o meio de comunicação que existia era o "boca a boca", era o que se conversava com os vizinhos ou o que um rádio a pilhas nos transmitia. Este ainda hoje é o único meio de comunicação que está sempre presente na minha vida. No carro está sempre ligada e em casa a TV está ligada, mas num rádio.
Não sei explicar o porquê. Talvez seja uma maneira de me proteger do sofrimento. Ver imagens de violência impressiona muito mais, do que apenas ouvir  a notícia. Se for uma notícia boa, a minha imaginação consegue deitar foguetes de alegria. Serei egoísta? Serei fraca? Serei avestruz? Talvez, ao tentar manter-me afastada de tudo o que me causa sofrimento.
Vamos à receita. A receita mais uma vez é da Isabel, do Cozinhar com os Anjos . Apenas alterei as quantidades porque não tinha a quantidade de chocolate pedida na receita original. Podem encontrar a receita aqui.
É uma receita muito simples de fazer, o bolo fica maravilhoso. Fi-lo para levar para casa da minha filha, todos adoraram. A minha neta que nunca tinha provado chocolate, só dizia "maxi, maxi bolo".
Embora seja uma receita super simples, acreditem a 1ª vez que a fiz errei. Explico; o meu forno ainda é um bebé aqui em casa. Ainda nos estamos a adaptar, a conhecer, a ganhar intimidade. Como já uma vez escrevi, o forno é como os maridos, cada uma tem de conhecer bem o seu até haver confiança, conhecermos todas as manhas e truques para lidarmos bem um com o outro. É o que ainda estou a aprender a fazer. Cozi o bolo de mais. Adorámos o sabor, mas não a textura.
Desta vez ficou perfeito, tipo mousse no interior. Delicioso.

Ingredientes (forma de 19cm)

200 g de chocolate negro
50 g de manteiga
5 ovos L

Folhas de chocolate ou cacau em pó para polvilhar

Parta o chocolate e leve a derreter com a manteiga em banho maria, ou no microondas. Mexa bem e reserve.

Pré aqueça o forno a 180º.

Unte e polvilhe com cacau em pó a forma.
Separe as claras das gemas.
Bata as claras em castelo
Bata as gemas em velocidade alta. Junte o chocolate derretido e bata mais uns segundos.
Delicadamente envolva as claras a pouco e pouco no creme.
Deite na forma e leve ao forno. Deixei cozer 10 minutos a 180º e depois mais 5 minutos a 200º.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme para uma grelha.
Decore com folhas de chocolate ou polvilhe com chocolate em pó, corte em fatias, sirva, saboreie e delicie-se.

bolo sem acucar de chocolate


 Notas: No dia que fiz o bolo estava muito frio. Assim que juntei o chocolate às gemas este  solidificou. Se isso lhe acontecer, nada perdido, coloque a taça uns minutos na água do banho maria ou leve uns segundos ao microondas e o problema fica resolvido.
Se quiser substituir a manteiga por óleo de coco, também fica muito bom e agora dizem que é mais saudável. Apenas tem de ter em atenção que vai alterar um pouco o sabor.
O truque que usei para saber se o bolo estava tipo mousse no meio, foi ver que os lados estavam cozidos, mas o meio do bolo ainda estava um pouco mole. Nessa altura desliguei o forno.

bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate


bolo sem acucar de chocolate






Topo