Este gelado traz- me à memória a minha infância e adolescência. As idas a Badajoz, o passar a fronteira onde estava La Guardia Civil que revirava os carros de uma ponta a outra.
As novidades que comprávamos em Espanha.As guloseimas. Aqueles caramelos...
As férias passadas nas Astúrias.
O famoso turron (em castelhano) ou torró (em catalão) que nos adoçava o palato e nos lambuzava as mãos.O meu preferido sempre foi o Gijona, que é uma variedade mole.
Encontrei no hipermercado Turron de Alicante, tive de o trazer comigo.
Com ele fiz um gelado maravilhoso, além de saboroso está cheio de boas memórias.
A receita foi tirado deste blog
Fiz de modo artesanal porque não tenho máquina de gelados.
Ingredientes para 500 ml de gelado
159 ml de leite
1 pau de canela
150 g de turrão
200 ml de natas
50 g de açucar
1 gema de ovo
1 pitada de sal
Numa panela (onde depois caiba o meio litro de preparado) coloque o leite e deixe ferver. Depois de ferver junte o pau de canela e deixe em infusão 5 minutos.
Corte o turrão em pequenos pedaços e triture-o.
Numa tigela bata a gema com o açucar até obter um creme esbranquiçado.Retire o pau de canela e junte as natas ao leite e leve ao lume. Deve cozer em temperatura muito baixa.
Passados uns minutos junte a gemada, o turrão e a pitada de sal. Mexa bem com o fouet até o creme engrossar, sem deixar ferver.
Coloque o preparado numa caixa com tampa e leve ao congelador.
Nas primeiras 3/4 horas do gelado, deve a cada meia hora retirar do congelador e mexer bem para que não se formem cristais de gelo.Passadas essas horas deixe o gelado mais 4 horas no congelador antes de servir.
Retire do congelador 5 minutos antes de servir.
Notas:
Aconselho a que o preparado do gelado seja colocado numa taça redonda com tampa, é mais fácil mexer do que numa caixa quadrada.