O blogue faz dois anos dia 16.
Dois anos de partilha, de aprendizagem, de enriquecimento pessoal, de muito orgulho e satisfação.
Um blogue tímido que tem crescido a cada dia.
Um blogue que durante mais de ano e meio foi secreto para amigos/as, colegas e familiares. Eram muito poucos os que sabiam da sua existência.
Para muitos o número que o blogue tem de seguidores e visualizações pode ser pouco, para mim é IMENSO, é algo inimaginável quando o blogue nasceu.
Não me canso de agradecer a todos/as que passam por aqui, que de uma maneira ou de outra expressam a sua opinião, que colocam as suas dúvidas, que me dizem que fizeram esta ou aquela receita e que saiu bem.
Não tenho palavras para agradecer.
Só me resta dizer que desejo que a vida vos dê tantas alegrias como as que vocês me têm dado.
Enchem-me o coração.
OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Para assinalar os dois anos de blogue queria uma receita das nossas raízes.
Nada melhor que que um doce conventual para assinalar esta data.
Sempre pensei que fazer massapão seria uma coisa complicada. Mais uma surpresa boa, é super fácil de fazer.
A minha grande dificuldade foi tentar fazer os queijinhos mais ou menos direitos e apresentáveis.
Já vos confessei várias vezes que sou muito trôpega de mãos, nunca tive jeito nenhum para trabalhos manuais. Tenho a certeza que se fizerem a receita os vossos queijinhos vão ficar muito mais bonitos.
Esta é mais uma receita do blogue As receitas da avó Helena e da avó Eduarda. Um blogue cheio de receitas antigas e de história de que gosto muito.
A receita original está aqui, reparem no papel da receita e no pormenor do queijinho desenhado. Fantástico!
Ingredientes (6 unidades)
Massapão
3 claras
250 g de açúcar branco
380 g de amêndoa moída
Ovos moles
330 g de açúcar
160 ml de água
1 pau de canela
6 gemas
Açúcar em pó q.b para polvilhar e passar pelos queijos
Comece por fazer a massa de amêndoa.
Prepare um tacho com água e leve ao lume para banho maria.
Numa tigela que suporte o calor deite as claras e o açúcar, leve a banho maria sem o fundo da tigela tocar na água e em lume moderado.
Vá mexendo com uma vara de arames até o açúcar ter derretido completamente, demora cerca de 12 minutos.
Depois do açúcar derretido adicione a amêndoa moída a pouco mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau até a massa estar completamente seca.
Retire do banho maria e deixe arrefecer um pouco.
Quando estiver morna, corte papel vegetal e coloque em cima da sua área de trabalhe. Deite a massa em cima do papel e trabalhe-a até conseguir fazer uma bola que não se cole às mãos.
Embrulhe a massa em película aderente e reserve.
Para os ovos moles deite o açúcar num tacho, cubra com a água, abane o tacho para que o açúcar fique todo molhado, junte o pau de canela e leve a lume brando, depois do açúcar ferver deixe ferver mais 3 minutos e retire o pau de canela.
Deixe ferver mais 5 minutos ou até o açúcar atingir o ponto pérola. Desligue o lume e deixe arrefecer 10 minutos.
Bata as gemas com um garfo e passe-as por um coador de rede para retirar a película envolvente das gemas e evitar assim um odor intenso a ovo.
Junte uma colherada da calda do açúcar (depois de ter arrefecido um pouco) às gemas, mexa vigorosamente, até estar tudo bem misturado. Junte as gemas à calda que resta, mexa bem até estar bem ligado. Leve a lume baixo mexendo sempre com um garfo, não se esqueça de mexer bem o fundo e os lados do tacho; deixe apurar até encontrar a consistência desejada.
Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
Para fazer os queijinhos faça pequenas bolas de massapão e dê-lhes a forma de queijos ocos.
Com ajuda de um cortador ou de um copo, corte pequenos círculos de massa para a parte de cima dos queijos. Corte tantos quantos queijos fez.
Com uma colher preencha o interior dos queijos, tape-os com os círculos de massa.
Coloque açúcar em pó num prato e passe os queijos pelo açúcar.
Coloque os queijos no prato de servir, decore a gosto e....
delicie-se e sinta-se feliz.
Afinal "cozinhar é amor".
Notas: Para verificar se o açúcar derreteu, com uma colher de chá tire um pouco das claras e esfregue entre a ponta dos dedos, se já não encontrar açúcar pode juntar a amêndoa.
Diminuí a quantidade de amêndoa em relação à receita inicial, por achei que ia ficar muito seca, que não havia necessidade de mais.
Isso deve ter a ver com o tamanho das claras, as que usei eram médias, se usar ovos XL pode ter necessidade de usar mais amêndoa.
As fotos foram tiradas sem os ovos moles terem ido ao frigorífico por isso ainda estão bastante moles. Se colocarem os queijinhos no frigorífico depois de recheados, e antes de passar por açúcar, os ovos moles ficam mais consistentes.