A sorveteira cá de casa não tem tido folga. Trabalha quase tanto como eu e está condenada desde que se deu inicio à época dos gelados, a viver na arca congeladora.
Este gelado que vou publicar hoje foi feito duas vezes em poucos dias. Já sabem que sou amante de café, por isso não resisto a um bom gelado de café.
Este gelado sabe aqueles galões de antigamente. Uma perdição.
A receita é da Rita Nascimento do Dolce Rita, aqui podem encontrar o canal youtube dela.
O livro é a Vida Secreta dos Gelados Caseiros. Um livro cheio de instruções, escrito com bastante humor.
A primeira vez que fiz o gelado foi comido assim que saiu da sorveteira. A textura era de tal ordem gulosa, que foi servido assim e adorámos. Nem cheguei a saber quanto é que rendia, pois só foi congelada uma parte.
Fotografar gelados num dia de calor é uma verdadeira odisseia.
Receita (rende 600 g)
200 ml de leite gordo (usei meio gordo)
200 ml de natas para bater
40 g de leite em pó
100 g de açúcar
10 g de café expresso solúvel (usei 25 g)
Num tacho leve todos os ingredientes a lume médio. Vá mexendo até o creme estar prestes a ferver, mas não deixe ferver. Se usar um termómetro deve atingir os 80 º.
Assim que atingir esse ponto, desligue o lume e passe o creme por um passador de rede, deixe arrefecer e reserve no frigorífico até estar bem gelada.
Coloque na sorveteira e siga as instruções da sua máquina. Estará pronto quando a mistura tiver crescido e tiver um aspecto pastoso.
O meu ficou com a textura certa passados 35 minutos.
Leve ao congelador num recipiente tapado.
Retire-o do congelador para o frigorífico cerca de 10 minutos antes de servir.
Se não tiver sorveteira depois do creme bem gelado, bata-o bem com uma vara de arames ou com a batedeira, até que aumente de volume. Leve-o ao congelador num recipiente tapado e nas primeiras 3 horas de congelação de meia em meia hora mexa-o bem com um garfo para evitar que crie cristais de gelo.
Retire do congelador para o frigorífico cerca de 10 minutos antes de servir.
Delicie-se e delicie quem estiver ao seu lado.
Nota: A primeira que fiz este gelado, fiz com a quantidade indicada na receita, desta vez aumentei a quantidade, fica bom de uma maneira ou de outra. Por isso vão ver fotos com o gelado mais claro e outras mais escuro. Se for para ser consumido por crianças use uma mistura de café.
Os dias têm estado muito quentes por isso fiz um truque para que a mistura do gelado ficasse no ponto.
Depois da mistura bem fria, foi feita no dia anterior, coloquei-a na sorveteira (congelada, claro), voltei a pôr tudo no congelador durante 30 minutos. Passado esse tempo liguei a sorveteira e a mistura ficou fantástica.
Umas das dicas da Rita para saber quando o creme está no ponto é, vá mexendo a mistura com colher de pau, passado algum tempo de estar ao lume, passe a ponta de um dedo pelas costas da colher de pau, se fizer uma estrada, está no ponto. Retire do lume.