Cheesecake de morango e 5 anos de blog

em quarta-feira, 29 de maio de 2019

cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno

Sempre achei o mês de Maio lindo. Lembro-me das grandes roseiras que existiam no jardim dos meus pais todas floridas, que invadiam o ar com um perfume maravilhoso. Maio é também o mês em que nasceu o blog.
5 anos de partilha, aprendizagem, reconhecimento e de muito agradecimento.
Agradeço a todos que acompanham o blog, seja por aqui seja pelas redes sociais. Agradeço aos que enviam mails, aos que cometam nas outras portas, aos que experimentam as receitas e gostam, aos que passam em silêncio. Agradeço os convites para parcerias, os convites de editoras (desculpem por todas as recusas, talvez um dia).  Agradeço à minha família e amigos que são a minha cobaia e que me incentivam todos os dias. Agradeço à maior paixão da minha vida, a minha neta que me inspira e dá força com aquele sorriso especial.  Agradeço aos excelentes bloggers portugueses e estrangeiros,  que são um poço de sabedoria e inspiram qualquer um só de olhar para o resultado das receitas.
Agradeço em especial à minha mãe que todos os dias me ensina o que é humildade e a nunca deixar de sorrir mesmo no meio do sofrimento. Obrigada mãe.
O meu muito obrigada a todos/as.


Para assinalar a data saiu um cheesecake de morango sem forno.
Espero que gostem e experimentem fazer.

Ingredientes

Base
300 g de bolachas maria ou digestiva
100 g de manteiga derretida

Recheio
Compota de morango (390 g de morangos + 190 g de açúcar mascavado)
9 folhas de gelatina incolor
500 g de iogurte natural à temperatura ambiente
600 g de queijo creme à temperatura ambiente
açúcar em pó q.b.


Morangos para decoração

Comece por fazer a compota. Leve ao lume os 390 g de morangos (este peso é dos morangos já arranjados) com o açúcar, deixe cozer a fruta e o açúcar derreter, reduza a puré, passe por um passador de rede e deixe arrefecer completamente.

Coloque o aro da forma num prato de servir.
Derreta a manteiga e reserve. Triture as bolachas. Junte a manteiga às bolachas trituradas, misture bem e espalhe no fundo do aro. Pressione com uma colher ou com a ajuda de um copo. Reserve no frigorífico.
Hidrate as folhas de gelatina em água fria.
Coloque o queijo creme numa taça, mexa com uma espátula desfazendo possíveis grumos. Adicione o iogurte e volte a mexer até os dois estarem bem envolvido.
Junte a compota de morango e misture bem no creme, sempre delicadamente. Prove o creme, se achar necessário junte açúcar em pó peneirado.
Esprema bem as folhas de gelatina e leve a derreter apenas uns segundo no microondas.
Misture bem no creme. Se achar que o creme tem grumos, passe por uma peneira ou passador de rede. Coloque sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico cerca de 4 horas. Deixei durante a noite.
Para desenformar passe a ponta de uma faca a toda a volta do aro.
Decore a gosto, sirva e...aguarde os elogios.

cheesecake de morango sem forno


Notas: Gostamos de um cheesecake com uma base alta, pode fazer apenas metade da receita e fica com uma base normal.
Esta receita rende um cheesecake grande, pode fazer só metade da receita.
Já referi várias vezes que gostamos do cheesecake pouco doce, não acrescentei açúcar em pó, aconselho que prove o recheio antes de juntar a gelatina derretida, se achar necessário acrescente uma colher ou duas de açúcar em pó peneirado.

cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno


cheesecake de morango sem forno




Topo