Bolinhos de batata doce

em segunda-feira, 29 de outubro de 2018

sweet potato cake


bolinhos de batata doce


sweet potato cake

Vi esta receita num programa de TV já há bastante tempo. Achei a receita super simples de fazer e que devia de ser deliciosa. Escrevi-a  num papel, meti o papel no meu caderno de receitas. Há um dia que vou à procura do papel e não o encontro. Encontrei-o há dias a arrumar a gaveta caído no fundo. Passei a receita para o caderno, não fosse o papel voltar a desaparecer.
Não me enganei. Estes bolinhos são mesmo deliciosos. São idênticos às nossas broas castelares mas muito mais simples de fazer. Por aqui adorámos.
Não sei o autor da receita, nem me recordo em que programa a vi. Se alguém souber que me avise que darei os devidos créditos.

Ingredientes (rendeu 7)

520 g de batata doce descascada
75 ml de natas
85 g de açúcar mascavado (ou o da vossa preferência)
35 g de manteiga sem sal
1 gema M
raspa de limão, laranja ou extracto de baunilha

1 gema para pincelar

Coza a batata doce em água temperada com sal. Reduza a puré. Coloque o puré numa panela em lume baixo, só para extrair alguma humidade que possa ter. Adicione a manteiga cortada em cubos pequenos, o açúcar, mexa bem para que se misture. Vá mexendo até a manteiga ter derretido. Junte as natas e volte a mexer bem mantendo no lume uns 3 ou 4 minutos. Retire do calor, junte a gema batida e a raspa de limão. Mexa bem. Passe o creme para uma taça e deixe arrefecer um pouco.

Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal.
Molde os bolinhos consoante o tamanho e formato que preferir e coloque no tabuleiro. É natural que o creme esteja um pouco mole e seja difícil de trabalhar, se for o caso use duas colheres ou a colher de gelados. Pincele o topo dos bolos com gema batida.
Leve o tabuleiro ao frigorífico uma ou duas horas para os bolos manterem o formato enquanto cozem.

Pré aqueça o forno a 200º.
Leve os bolos a cozer durante 25 minutos. Cozi durante 20 minutos com calor em cima e em baixo, e os últimos 5 minutos só com calor em cima para ficarem com a gema tostada. Se fizer bolos mais pequenos tenha em atenção o tempo de cozedura.
Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro. Quando saírem do forno vão estar muitos moles e frágeis. Conforme vão arrefecendo vão ficando mais consistentes.
Sirva com um chá ou café e saboreie.


Bolinhos de batata doce

Notas: Antes de tirar o creme do lume prove e veja se está doce o suficiente. Com esta quantidade de açúcar não ficam muito doces.

sweet potato cake


Bolinhos de batata doce


sweet potato cake


Bolinhos de batata doce


sweet potato cake


Bolinhos de batata doce


sweet potato cake



Topo