Todos estamos a atravessar um momento complicado da nossa vida. Nenhum de nós pensou algum dia ser actor num filme destes.
Termos medo de tudo o que nos rodeia fora de casa e de tudo o que trazemos para casa.
Somos um povo de afectos e estarmos afastados de quem gostamos custa muito.
Eu tenho de sair para trabalhar e queria ficar em casa, quem deve ficar em casa quer sair. Somos assim, insatisfeitos por natureza. Faz parte de nós.
Estamos num período em que temos de rentabilizar os nossos recursos, os nossos bens alimentares para sairmos o mínimo de vezes de casa.
O pão é um dos bens mais preciosos. Uma casa sem pão é uma casa triste. Irmos todos os dias ao pão, é estarmo-nos a expor a mais riscos. Num dia comprar pão para toda a semana para congelar é estarmos a açambarcar e pode vir a fazer falta a alguém. O melhor é voltarmos às nossas origens, agora até nos sobra tempo para isso. Tudo o que possa ser feito em casa, fazermos.
Esta receita é muito fácil. Não precisa de nenhuma máquina especial. Esta massa não precisa de ser amassada, apenas precisa de uma tigela, uma colher de pau e um tacho ou pirex com tampa.
Pode ser um tacho de barro, de ferro, ou um tacho normal de inox.
A receita é adaptada desta que já tenho no blog e que me tem servido para fazer vários de tipo de pão, consoante as farinha que tenho.
Experimentem fazer. Vão sentir a alma confortada com o cheiro a pão no forno que vai invadir a vossa casa.
Protejam-se e protejam os vossos, fiquem em casa. Se tivermos saúde todo o resto se há-de resolver.
Ingredientes (um pão médio)
500 g de farinha de trigo integral
2 colheres de sementes variadas
5,5 g de fermento de padeiro seco
1 pitada de sal
420 ml de água tépida
Deite todos os ingredientes secos numa tigela grande, deite metade da água e mexa com uma colher de pau. Vá juntando o resto da água a pouco e pouco, mexa bem, tape com uma tampa, ou com película aderente.
Quando a massa tiver crescido, ligue o forno a 250º e coloque o tacho com a tampa dentro do forno até o forno atingir o calor pretendido.
Com muito cuidado, não se esqueça que o tacho e a tampa estão quentes, forre o tacho com papel vegetal ou de forno, com a ajuda da colher de pau, ou espátula despeje a massa para o tacho, componha o papel para que fique debaixo da tampa, tape e leve a cozer 40 minutos a 250º.
Com cuidado tire a tampa, verifique se o pão está quase cozido, leve mais 5 minutos ao forno destapado.
Depois de cozido tire do tacho, retire o papel e deixe arrefecer um pouco numa grelha antes de cortar.
Notas: Pode usar a farinha que quiser, só não pode ter fermento adicionado.
A massa deve ficar aguada, pode ter de acrescentar ou diminuir a quantidade consoante a farinha que use.
Este pão pode levedar até 12 horas. Pode fazer a mistura à noite e de manhã fazer o pão para o pequeno almoço.